Dia desses pude rever a sempre bela Buenos Aires. Caminhando por passos que me são velhos conhecidos, outros que fui pela primeira vez, mesmo não sendo um neófito nas ruas da capital portenha. E, como de hábito, registrei um pouco do muito que vi, para compartilhar com amigos que queiram repetir a andança que fiz.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Não é longe, é ainda acessível e vale muito ir e conhecer. Meu amigo Ricardo Ramires que o diga, alguém que sabe nos levar e trazer, como ninguém, nos conduzindo com maestria, junto a um agradabilíssimo grupo de companheiros viagem, a quem dedico essa coluna.
Uma das mais bonitas do mundo
Segundo os estudiosos de rankings, a segunda mais bela. Falo da Livraria El Ateneo, uma verdadeira obra de arte na qual se pode caminhar e usufruir, feita a partir de um prédio histórico onde funcionou o Teatro Grand Splendid, palco de grandes espetáculos e que recebeu alguns dos maiores nomes da cultura argentina, como Carlos Gardel e Roberto Firpo.
Sendo um dos mais tradicionais grupos literários da Argentina, com mais de 100 anos de existência, a Livraria El Atheneo tem ainda outros espaços espalhados por Buenos, como uma unidade muito charmosa na rua Florida, que também visitei. Mas em nada se compara ao impacto que se tem ao visitar a Ateneo Grand Splendid da Recoleta, que realmente é um encanto aos olhos e a todos os sentidos.
Confiteria Ideal
Não tinha visitado antes, fomos pela indicação. A Confiteria Ideal é outra maravilha de arquitetura restaurada, que enche os olhos e recheia nosso paladar. Um prédio deslumbrante, ricamente ornamentado, que abriga um confeitaria de doces elaborados, cafés e refeições.
Já conhecia a também belíssima Confiteria Tortoni, outra beleza de tirar o fôlego, mas confesso que agora minha curiosidade se volta para a esperada inauguração da Confiteria Del Molino, que promete ser a nova sensação de Buenos Aires.
Mercado de San Telmo
Sim, sim, eu sei que a grande atração gastronômica de Buenos Aires é o badaladíssimo . Mas, queridos conterrâneos, a mim me atrai mais o charme raiz do Mercado localizado no bairro boêmio de San Telmo.
Para se ir como se está, sem necessidade de refinamentos ou marcar hora. Vá e se delicie, pois em cada banquinha terá choripan à gosto - e a muitos gostos - pizzas, pastas, cervezas artesanales, vinhos da casa, empanadas, pães, brioches, assados, pescados, hamburguesas, chorizos... ufa! Não dá para ver tudo de uma só vez. Até porque, ao lado e no meio disso tudo, comidas encontram relíquias do passado. Artesanatos convivem com chocolateria artesanal e o melhor dos doces de leite. Tudo em Santelmo, pronto para lhe receber. Porém chegue cedo, pois às 20 horas, se cierram las cocinas.
E aqui me despeço por hoje, esperando reencontrá-los em breve. E Buenos Aires também!